top of page

Aula 2 – Primeiros exercícios e acordes

COMO UTILIZAR UM AFINADOR ELETRÔNICO

 

Existem diversos tipos de afinadores eletrônicos nas lojas. Porém, todos operam da mesma maneira. O afinador “escuta” o som quando você toca a corda e mostra no display que nota está sendo tocada. Você tem que comparar a nota que ele mostra com a nota que a corda deveria estar reproduzindo, conforme a tabela abaixo. Por exemplo, se você toca a corda6 e o afinador mostra a nota D, então o violão está desafinado, pois a corda6 precisa reproduzir a nota E. Nesse caso, deve girar a tarraxa correspondente a esta corda e ir tocando pra ver se o som do violão está se afastando da nota D e indo para a E. Se a nota estiver indo para C, então inverta o giro da tarraxa, pois você está soltando a corda ao invés de apertá-la. A corda estará afinada quando a luz verde da nota referente a corda acender, ou quando a nota aparecer no display sem os sinais # ou b, no caso de afinadores que tem display com uma tela.

 

Nomes das cordas (Não esquecer que as cordas do violão se conta de baixo pra cima)

6ª E (Mi) - 5ª A (Lá) - 4ª - D (Ré) - 3ª G (Sol) - 2ª - Si (B) - 1ª Mi (E)

EXERCÍCIO 1

 

Vamos exercitar os dedos da mão direita, que dedilham as cordas. Use o dedo i (indicador) e m (médio) para tocar as cordas. É como se os dedos caminhassem nas cordas soltas. Primeiro a 1E, quatro toques. Depois a 2B e assim por diante. Quando chegar a 6E, volte uma a uma ate a 1E novamente. Os toques nas cordas devem ser iguais, com a mesma duração de tempo. Caso tenha alguma duvida, assista ao video abaixo.

EXERCÍCIO 2

 

Agora, exercitaremos os dedos da mão esquerda também. Vamos pressionar (sempre com a ponta dos dedos): dedo1 na casa1, dedo2 na casa2, dedo3 na casa3, dedo4 na casa4. Na mão direita, repetiremos os toques realizados no exercício 1, sem pressa.

 

Siga o dedilhado conforme a TAB abaixo. Os dedos devem permanecer em suas casas, ou seja, quando o dedo2 pressiona o dedo1 permanece pressionando na casa1 e assim por diante, no final da linha ficam os quatro dedos pressionando a corda em suas casas. Quando chegar ao final, volte corda por corda até a 1ªMI novamente. Mantenha regularidade no tempo.

-1--1--2--2--3--3--4--4----------------------------------------------------------------- -----------------1--1--2--2--3--3--4--4------------------------------------------------- ---------------------------------1--1--2--2--3--3--4--4--------------------------------- -------------------------------------------------1--1--2--2--3--3--4--4----------------- -----------------------------------------------------------------1--1--2--2--3--3--4--4- ---------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------- -----------------------------------------------------------------1--1--2--2--3--3--4--4- -------------------------------------------------1--1--2--2--3--3--4--4----------------- ---------------------------------1--1--2--2--3--3--4--4---------------------------------- -----------------1--1--2--2--3--3--4--4------------------------------------------------- -1--1--2--2--3--3--4--4-----------------------------------------------------------------

ACORDE RÉ MAIOR (D)

 

Na TAB abaixo está representado o acorde de RÉ Maior, cuja cifra é D. Faça como no exemplo. Toque o acorde com o polegar, atingindo da corda 4 pra baixo. As cordas 5 e 6 não fazem parte deste acorde, portanto evite-as.

 

[Dedo 1 corda 3 casa 2]   [dedo 2 corda 1 casa 2]    [dedo 3 corda 2 casa 3]

 

—2———————–2—— (dedo2)

—3——————-3———- (dedo3)

—2————–2————— (dedo1)

—0———0——————–

—x——————————-

—x——————————-

 

O som deve sair limpo. Pressione as cordas com a ponta dos dedos. Não é necessário força, apenas firmeza e precisão.

ATENÇÃO!! Os dedos devem pressionar todos ao mesmo tempo. Se você pressiona um, depois o outro e depois o outro, então ainda não está bom. Continue treinando, até que os dedos cheguem juntos nas casas e cordas corretas, todos ao mesmo tempo.

Para aprender mais rápido: não adianta seguir em frente se você não estiver conseguindo fazer exatamente igual ao vídeo, é perda de tempo avançar sem estar dominando por completo o conteúdo na etapa em que você está. Quem faz isso normalmente acaba tendo que retroceder tudo de novo. O aluno que repete 30 vezes um exercício dominando-o por completo em um ou dois dias, aprende muito mais rápido do que aquele que faz uma ou duas repetições mal feitas e vai avançando várias aulas por dia sem dominar totalmente os exercícios. Lembre-se que o segredo é disciplina e força de vontade. Pode confiar, os resultados começam a aparecer de verdade, é só seguir esta regra sem fazer concessões à preguiça.

 

Portanto, relaxe e repita muitas vezes o exercício até ficar igual ao vídeo, enquanto não estiver igual ao vídeo é porque não está bom. Então continue repetindo, pois um dia ficará idêntico e aí sim você deve avançar para o próximo exercício.

 

 

ACORDE LA7 (A7)

 

O próximo acorde se chama LA7 (LÁ com sétima, ou LÁ sete), a cifra ficará assim: A7. Mas não confunda, você NÃO vai pressionar a casa7, apenas o acorde tem esse nome (A7) porque utiliza uma dissonância de 7º grau, não sendo oportuno explicar o significado disso agora. Neste acorde, evite tocar a corda 6.

 

—0———————————-0——

—2—————————-2———— (dedo2)

—0————————0—————-

—2—————–2———————– (dedo1)

—0————0—————————-

———————————————-

Sempre descanse a mão esquerda um pouco entre um exercício e outro.

ENCADEANDO OS ACORDES

 

Vamos tocar os acordes D e A7 em sequencia, apenas descendo o polegar direito pelas cordas. Não toque nas cordas que não pertencem ao acorde. Lembre-se: se há o número 0 (zero) toque a corda solta, mas se não tem número nenhum, então não toque esta corda. Os dedos da mão esquerda devem chegar pressionando as cordas ao mesmo tempo. Evite ficar catando as casas e cordas com um dedo de cada vez.

 

O símbolo “|:” indica o começo do trecho. As barras verticais | indicam separação entre compassos, aqui temos um acorde em cada espaço destes. No final do trecho aparece o símbolo “:|” que significa voltar e repetir a sequência desde o símbolo “|:”, sendo que a informação 4x significa repetir tudo 4 vezes.

CANTIGAS PARA PRATICAR

 

A melhor maneira de praticar os dois acordes aprendidos é através de cantigas infantis. Segue uma sequencia de cantigas para você praticar de maneira divertida os encadeamentos de acordes. As cantigas também ajudam a perceber o momento de trocar os acordes. Tente praticar sem ficar olhando as notas, mas percebendo de ouvido a combinação da melodia com os acordes.

Toque com o polegar pra baixo nas cordas, conforme a ocorrência do acorde sobre as silabas. Deve prestar atenção à seguinte regra:

 

.acorde D: não toque nas cordas 5 nem 6

.acorde A7: não toque na corda 6

[melodia]

 

----------------------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------------------

-2--2---------2--2--2---------0--0--0-----2--2--4--2--0-------

-----4--0--0--4-------4--2--2--4-------2-----------4--2--0----

---------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------

 

 

 

-----------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------2--0-----------------------------

-----2--2---------2--2--2---------0--0--0----2--2-----2--0------------

-0--4-----4--0--0--4-------4--2--2--4--------2-------------4--2--0---

-----------------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------------------

Normalmente as musicas cifradas não mostram cifras se repetindo como na forma acima. O motivo é que não é necessário ficar repetindo. O acorde deve ser tocado até que surja um próximo acorde diferente. Observe no exemplo abaixo:

[melodia]

 

---------------------------------------------------------------------------------------------- ---3--3-----------3--3--------------3--3-------3--3-------3-----0--2--3---------------- -2-----2--4--2-----2------2--4--2--0-----2--2-----2--4--2------2--4--2----2-------- -------------4------------------------------------------------------------------------------- ---------------------------------------------------------------------------------------------- ----------------------------------------------------------------------------------------------

Por se tratarem de musicas conhecidas, você deve instintivamente encontrar o andamento da cação, a velocidade dela, e ir procurando tocar da maneira mais simples possível, apenas passando o polegar nas cordas de cima para baixo. Com o aprendizado de novos ritmos, você poderá tocá-las usando os novos ritmos aprendidos, inclusive criando novas versões inventadas por você. Inventar novas formas de tocar e cantar uma canção, dividindo a letra em métricas diferentes, é também bastante útil no aprendizado.

 

Segue mais uma que fala de sapos.

Outra conhecida de todos, para praticar.

Mais uma. Vamos lá.

Observe que o acorde D tem função de iniciar e finalizar estas cantigas. o acorde A7 é o chamado acorde dominante. A função do A7 é oferecer mudança e deslocamento na harmonia. Perceba que a tensão que o A7 provoca é perfeitamente resolvida quando se retorna ao acorde D, que é chamado acorde de tônica, porque dá o tom da música. Este movimento perfeito de resolução entre os dois acordes chama-se cadência.

 

No caso [ A7 -> D ] estamos executando a cadência Dominante/Tônica, em tom de Ré Maior.

Alguns aprendem mais rápido do que outros. Você devera observar o seu ritmo de aprendizagem e continuar o curso de acordo com seu ritmo. O importante é fazer e refazer os exercícios diversas vezes. Toque sempre com métrica, uma batida por segundo. Pouco adiantará fazer os exercícios sem um tempo regular.

bottom of page