Tipos de Fado
Existem diversos tipos de fado mas os primitivos ou originais são três: fado Menor, Corrido e Mouraria.
Mas há muitos mais, cerca de 140, entre os quais:Tango, Franklin, Alberto, Maria Vitória, Marceneiro, Viana, Bailado, Carriche, Pierrot, Pinóia, Porto ou Zé Grande. Apesar da variedade de tipos de fado, a sua estrutura tem sempre por base os primitivos mas com pequenas alterações.
A forma mais vulgar de interpretar o fado é em trio: um fadista, um guitarrista e um violista. Tipicamente, o fadista fica de pé e o violista e guitarrista ficam sentados.
Fado Menor
Caracterizado por ser um fado triste e melancólico, o Fado Menor, além do Fado Mouraria e do Fado Corrido, é considerado um dos três mais antigos fados do género musical e é um dos mais interpretados pelos fadistas portugueses.
Por ter apenas dois acordes, o Fado Menor, de entre os outros fados nucleares, é um dos mais fáceis de tocar e para a fadista Cuca Roseta "tem uma melodia que mexe com todas as emoções".
Alguns fadistas, como António Rocha, Ana Moura, Maria Alice ou João Braga, utilizam o Fado Menor nas suas interpretações musicais.
Seleção de fontes de informação:
http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=2221724
Fado Corrido
O Cancioneiro de músicas Populares diz que este fado já era popularíssimo em 1870, e dá-lhe a letra de algumas quadras que andam na tradição oral. Mas o Corrido não é mais que o simples acompanhamento do canto. Sobre este tipo melódico têm sido bordadas muitas variantes por Alexandre Rey Colaço, Reynaldo Varella, Militão e outros, incluindo um compositor estrangeiro, Munier. O Fado Corrido anda em todas as colecções.
Seleção de fontes de informação: www.zoomlab.net/2012-web2/pub/grupo1/?p=detalhe_fados&id=2O
Fado Corrido é também um dos mais antigos, juntamente com o Menor e o Mouraria. Tem apenas dois acordes, mas não é assim tão fácil como parece, pois precisamos de alguma agilidade na mão esquerda para efectuarmos os esquemas de transição.
Existem muitas letras de fado para o fado corrido, por exemplo, a famosa letra da autoria de Linhares Barbosa, "É tão bom ser pequenino", em tom de sol. (Podia-se utilizar também "Colchetes de oiro", de Hermano da Câmara, que é baseado num Fado Corrido, ou ainda "Pelas ruas da cidade" e "Lenda das rosas", ambos cantados por José Pracana.)
seleção de fontes de informação: https://violadefado.wordpress.com/2010/10/19/fado-corrido/